Açores: Igreja de São Carlos recebe exposição «Rememorar»

Angra do Heroísmo, Açores, 22 abr 2022 (Ecclesia) – A Diocese de Angra informa que a igreja de São Carlos, em Angra do Heroísmo, vai receber a exposição ‘Rememorar’, à ‘I Estação’ de um ciclo sobre “Lugares do Sagrado”, a partir deste sábado, 23 de abril, promovido pela Direção Regional da Cultura.

“Cada exposição, designada como estação, pretende proporcionar ao público o contacto com bens culturais de interesse relevante, enquanto realizações promovidas pelas várias comunidades ao longo dos séculos, abordando, não apenas a sua dimensão estética, mas também, e necessariamente, as questões da espiritualidade católica”, explica a Direção Regional da Cultura, divulga o portal diocesano ‘Igreja Açores’.

‘Rememorar’ corresponde à ‘I Estação’ do ciclo de exposições sobre património religioso e vai ser inaugurado este sábado, 23 de abril, na igreja de São Carlos, na ilha Terceira, e pode ser visitado até dia 24 de julho.

A ‘I Estação’ resulta de um trabalho de seleção de objetos com “relevante valor simbólico e artístico” para a comunidade de São Carlos, e de um olhar contributivo para o conhecimento da obra de arquitetura contemporânea que constitui o imóvel da igreja, dos arquitetos Fernando Távora e José Bernardo Távora.

Vai ser também apresentado um conjunto de documentação inédita relativa ao projeto do imóvel, que pertence ao acervo da Fundação Instituto Marques da Silva, “o mais importante repositório documental dedicado à obra de Fernando Távora”.

A exposição conta também com alguns bens culturais cedidos temporariamente pelo Museu de Angra do Heroísmo, pela Fábrica da Igreja Paroquial da Sé de Angra e pela Irmandade do Espírito Santo de São Carlos.

Os visitantes vão encontrar objetos variados, como escultura e pintura, de artes decorativas, paramentaria ou espólio documental, associados a linguagens artísticas, que oscilam entre o tradicional e o contemporâneo, o popular e erudito, sendo comum a todos eles uma conexão espiritual e/ou religiosa, mais ou menos direta.

No total de 40 peças, a exposição começa com duas peças, uma de Graça Costa Cabral e outra de Marco Machado, a primeira parte é dedicada ao acervo da ermida de São Carlos, desde a sua criação, e a segunda relata uma narrativa desde a construção da nova Igreja até aos nossos dias, informa o sítio online ‘Igreja Açores’.

A Direção Regional da Cultura dos Açores adianta também que existe uma programação paralela, nos próximos três meses: O lançamento do catálogo da exposição, seguida de conferência pela diretora do Serviço Diocesano para os Bens da Igreja, Rute Gregório, dia 28 de maio, pelas 18H30; a conversa sobre Ciência e Religião ‘A Partícula de Deus’, a 11 de junho, à mesma hora, e o concerto PMDS, pelas 21h30 de 16 de julho, no recinto exterior da igreja de São Carlos.

CB

 

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
plugins premium WordPress
Scroll to Top