D. António Luciano – Bispo de Viseu

Viseu, 19 Out 2020 (Ecclesia) – O Bispo de Viseu, D. António Luciano, vai ser homenageado, esta terça-feira, pela Câmara Municipal da Covilhã no âmbito das comemorações dos 150 anos da cidade.

O atual Bispo de Viseu esteve no arciprestado da Covilhã entre 1991 e 2009, onde desenvolveu “grande atividade pastoral” nas paróquias (Vila do Carvalho e Unidade Pastoral de São Vicente de Paulo e São Domingos, Cantar Galo, São Martinho da Covilhã, Aldeia do Souto e Orjais) e na Universidade da Beira Interior onde foi professor e capelão, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Para além destas atividades fez parte da Comissão de Ética do Centro Hospitalar da Cova da Beira e da ireção fundadora do Banco Alimentar Contra a Fome da Beira Interior, lê-se.

D. António Luciano dos Santos Costa nasceu em Corgas, freguesia de Sandomil, concelho de Seia, no distrito e diocese da Guarda.

Estudou na escola primária de Corgas e no colégio de Nossa Senhora da Conceição, em São Romão e ingressou na Escola de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca, em Coimbra. Exerceu as funções de enfermeiro nos Hospitais da Universidade de Coimbra e prestou serviço militar em Moçambique.

Foi ordenado presbítero a 29 de junho de 1985, na Sé da Guarda.

Foi nomeado Bispo de Viseu, pelo Papa Francisco, a 3 de maio de 2018 e no dia 17 de junho de 2018, foi ordenado bispo, na Sé da Guarda.

A entrada solene na Diocese de Viseu aconteceu a 22 de Julho de 2018.

Na sessão solene comemorativa será atribuída a medalha de prata de mérito municipal a 12 personalidades de reconhecido mérito, num gesto que visa “reconhecer” o contributo que cada uma teve para o “engrandecimento” da cidade e do concelho.

LFS

Partilhar:
Share