Viseu, 06 Jun 2020 (ECCLESIA) – O Bispo de Viseu, D. António Luciano dos Santos, convida os padres e diáconos permanentes a celebrar com ele, dia 19 deste mês, na Sé daquela cidade, a Missa Crismal.

Neste mês dedicado ao culto ao Sagrado Coração de Jesus, “queremos crescer no amor e na caridade para com Deus e para com os nossos irmãos em presbitério, dando uma atenção especial ao crescimento, pessoal e comunitário, na comunhão fraterna e na solidariedade efetiva para com os mais pobres e necessitados das nossas comunidades”, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

Em “comunhão espiritual com o Papa Francisco”, com o bispo de Viseu e com os sacerdotes do mundo inteiro, D. António Luciano realça que vai celebrar a Missa Crismal, que “não foi possível celebrar no dia 09 de abril de 2020, Quinta-Feira Santa passada, por motivo da infeção provocada pela pandemia Covid-19”, refere.

Na celebração renova-se “as promessas sacerdotais” e, recebem a bênção o “Óleo dos Enfermos” e o “Óleo dos Catecúmenos”, e será consagrado o “Óleo do Crisma”.

O Bispo de Viseu convida também, “com gratidão pelos serviços prestados” à diocese, os sacerdotes em jubileu sacerdotal, para nesta celebração darem “graças ao Senhor”.

Os sacerdotes em jubileu sacerdotal são: Bodas de Prata (25 anos) padre Abel Ferreira Rodrigues; Bodas de Ouro (50 anos): padre António Marques Alexandre, padre João Martins Marques, padre Manuel Gonçalves Fernandes e o padre José Carlos Maia; 60 anos de sacerdócio: padre António Lopes da Encarnação, padre Álvaro Ferreira Diogo e o padre António Gomes de Matos e 70 anos de sacerdócio: padre Custódio de Almeida Rocha.

LFS

Partilhar:
Share