Quando:
10 Janeiro, 2022 todo o dia
2022-01-10T00:00:00+00:00
2022-01-11T00:00:00+00:00

Lisboa, 08 jan 2022 (Ecclesia) – A província portuguesa da Ordem dos Pregadores (Dominicanos) vai realizar o seu capítulo eletivo, a partir de segunda-feira, dia 10 de janeiro, no Convento de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima.

“Vamos conversar sobre tudo o que é necessário para desenvolver a nossa missão de pregação, de evangelização em geral, nos próximos quatro anos”, disse hoje o prior provincial dos Dominicanos em Portugal, em declarações à Agência ECCLESIA.

Frei José Nunes adiantou que vão participar 11 religiosos no capítulo provincial que são delegados dos vários conventos da ordem em Portugal e Angola, a província portuguesa inclui um Vicariato no país lusófono que “é muito pujante”.

A reunião vai começar com a Missa do Espírito Santo, esta segunda-feira, e depois os 11 capitulares vão “imediatamente” fazer a eleição do prior provincial e de quatro definidores, as pessoas que vão “formar um conselho da província, e com o provincial, exercer o governo”.

O capítulo é eletivo e, segundo as leis da Ordem dos Pregadores, frei José Nunes pode ser reconduzido para um segundo mandato consecutivo de quatro anos, como já aconteceu quando exerceu estas funções entre 2005 e 2013.

“Em rigor poderia ser reeleito, mas estou convencido que a província portuguesa e o seu vicariato de Angola carecem de sangue novo, energias novas, projetos novos, e sonhos novos”, acrescenta.

Depois da eleição o nome do superior provincial escolhido tem de ser confirmado pelo mestre geral da ordem religiosa, em Roma, e o nomeado ainda tem um período de cinco dias para refletir.

Segundo frei José Nunes, “um capítulo é soberano, não há prazo” para terminar, mas costumam ser realizados em duas semanas.

Após a eleição do prior provincial, “todos os outros dias” vão ser para conversar sobre a vida apostólica e comunitária, a parte económica, as vocações e a formação, o próprio governo, ou seja, “tudo o que diz respeito à vida das comunidades, projetos de evangelização, em Portugal e em Angola”, e nomear pessoas para ficarem responsáveis de diversos serviços e iniciativas.

Os Dominicanos têm como fundador São Domingos de Gusmão que nasceu em Caleruega (Espanha) em 1170 e faleceu em Bolonha, Itália, em 1221.

CB

 

Portugal: Dominicanos celebram encerramento do jubileu dos 800 anos

Partilhar:
Share