Caminha, 30 out 2019 (Ecclesia) – A distribuição do «Pão das Almas» vai decorrer em algumas paróquias do arciprestado de Caminha (Diocese de Viana do Castelo), nos dias 01 e 02 de novembro.

No dia 1 de novembro, Solenidade de Todos os Santos, haverá a distribuição do «Pão das Almas» em Arga de Cima (8h15), Arga de Baixo (9h30) e Arga de São João (11h00), refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No dia 2 de novembro, comemoração dos Fiéis Defuntos, haverá a distribuição do «Pão das Almas» em Venade (6h30), Argela (16h00) e Azevedo (17h30), lê-se.

O pároco, padre Paulo Emanuel Dias, sublinha que esta tradição “vem de tempos antigos os pobres receberem pão aquando da celebração do funeral de alguém”.

Este costume ultrapassou as celebrações exequiais e, em algumas localidades, com o passar dos tempos, faz-se no dia de Todos os Santos e também no de Fiéis Defuntos.

O mordomo das almas distribui o pão no final da celebração da eucaristia, pedindo para que se reze pelas almas do purgatório, sobretudo as mais abandonadas.

LFS

Partilhar:
Share