Viana do Castelo, 26 jun 2019 (Ecclesia) – A peregrinação da Diocese de Viana do Castelo ao Sagrado Coração de Jesus, cujo templo lhe está dedicado no alto do monte de Santa Luzia, realiza-se no último fim de semana deste mês (28 a 30 de junho).

No primeiro dia realiza-se, das 10h00 às 12h00, o encontro de oração, reflexão e convívio para os sacerdotes de toda a diocese, com a presença da irmã Ângela Coelho que abordará o tema: «Lúcia, Francisco e Jacinta. Vidas que interpelam o nosso Ministério Sacerdotal».

De tarde (14h00 às 16h00) realiza-se o encontro diocesano do Apostolado da Oração que culmina com a eucaristia presidida por D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo.

No domingo, às 09h00, os cristãos saiem em peregrinação (Rua de São Tiago, junto ao Colégio do Minho) até ao parque das Tílias (Monte de Santa Luzia) onde será celebrada a eucaristia pelo bispo diocesano.

A origem da peregrinação remonta ao ano de 1918 quando a peste pneumónica assolava toda a população.

Na cidade de Viana do Castelo realizou-se uma procissão, a 10 de novembro, onde se prometeu subir ao monte de Santa Luzia e fazer a consagração à imagem do Sagrado Coração de Jesus aí presente, se a peste parasse.

LFS

Partilhar:
Share