Viana do Castelo, 14 mar 2019 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Litúrgica de Viana do Castelo organiza, dia 26 deste mês, às 21h10, naquela cidade (em Darque), um encontro de preparação para “uma melhor” vivência do tempo da Quaresma e Páscoa.

Esta iniciativa tem como orador D. António Couto, bispo de Lamego, que abordará o tema «As últimas palavras de Jesus na Cruz – Liturgia da Salvação», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Natural da Diocese do Porto, António Couto entrou no Seminário de Tomar a 2 de outubro de 1963, da Sociedade Portuguesa das Missões Ultramarinas, hoje Sociedade Missionária da Boa Nova e foi ordenado em Cucujães, em 3 de dezembro de 1980.

Transferiu-se depois para Roma, para a Pontifícia Universidade Urbaniana, onde, em 1986, obteve a licenciatura canónica em Teologia Bíblica. Na mesma Universidade obteve, em 1989, o respetivo Doutoramento, depois da permanência de cerca de um ano em Jerusalém, no Studium Biblicum Franciscanum.

No dia 6 de julho de 2007 foi nomeado Bispo Auxiliar de Braga e a ordenação episcopal decorreu a 23 de setembro de 2007 em Cucujães.

O seu lema episcopal é: “Vejo um ramo de amendoeira” (Jer 1,11).

Desde 2012 que é o Bispo Diocesano de Lamego.

LFS

Partilhar:
Share