Lisboa, 05 fev 2019 (Ecclesia) – A Jornada de Teologia Prática a realizar, em Lisboa, dia 22 de fevereiro tem como tema «tempo do estrangeiro» e conta com a participação da atriz Leonor Silveira.

A iniciativa – promovida pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa – tornou-se um “lugar privilegiado de encontro entre diferentes saberes, sob o horizonte da indagação teológico-prática, em diálogo com o tecido eclesial e outras dinâmicas comunitárias na nossa sociedade”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Jornada vai proporcionar aos participantes os seguintes tópicos temáticos: “«Documento: O Estrangeiro, de Albert Camus»”; “«Teoria da fronteira – um diálogo possível entre José Tolentino Mendonça e Susan Sontang»”; “«Estrangeiros entre nós – problemas e contextos»”; “«A hospitalidade da fé – comunidades e mobilidades»”; “«O “outro”: medo ou fascínio?»” e “«Atravessar: uma espiritualidade para hoje»”, sublinha o programa.

Para além da atriz Leonor Silveira, a jornada conta com a presença de Alfredo Teixeira (FT-UCP), José Nunes (FT-UCP), José Manuel Pereira de Almeida (Vice-Reitor da UCP), Cristiana Vasconcelos Rodrigues (UAberta|CEC-UL), Sérgio Deodato (ICS-UCP), Mónica Coste (Irmãzinhas de Jesus), João Luís Marques (Arquiteto, CEAU-FAUP), Isidro Lamelas (FT-UCP), Tiago Freitas (Arquidiocese de Braga, FT-UCP), Inês Espada Vieira (FCH-UCP), Alexandre Palma (FT-UCP) e D. José Ornelas, Bispo de Setúbal.

Nesta edição, os participantes são convocados para o «tempo do estrangeiro», refletindo sobre a “centralidade desta condição humana na nossa contemporaneidade, mas estabelecendo pontes com a memória e a experiência cristãs”, finaliza a nota.

LFS

UCP: Jornada de Teologia Prática desafia a pensar na «condição» do estrangeiro (c/video)

Partilhar:
Share