Quando:
28 Outubro, 2021_29 Outubro, 2021 todo o dia
2021-10-28T00:00:00+01:00
2021-10-30T00:00:00+01:00

Lisboa 27 out 2021 (Ecclesia) – A Uniservitate e a Universidade Católica Portuguesa (UCP) organizam o II Simpósio Global Uniservitate, em Lisboa, com o lema “Aprendizagem-Serviço, Educação Integral e Espiritualidade Transformadora”, nos dias 28 e 29 de outubro.

Com uma mensagem de Papa Francisco e outra do Secretário-geral da ONU, António Guterres terá início o II Simpósio Global Uniservitate, um encontro “internacional e multicultural” que reúne os “melhores especialistas na metodologia aprendizagem-serviço”, vindos dos cinco continentes, e vai contar com a participação de D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, e de D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O II Simpósio Global Uniservitate conta com a participação de 30 universidades, 500 mil estudantes e 70 mil educadores, e “vai proporcionar o debate sobre o valor da metodologia da aprendizagem-serviço, a sua dimensão espiritual e a contribuição para o enriquecimento dos jovens universitários e da identidade e missão das instituições de ensino que oferecem esta metodologia”.

De acordo com o comunicado da UCP, o objetivo do Simpósio Global Uniservitate é a “capacitação dos jovens para que se tornem agentes de mudança social, com impacto nas suas comunidades”.

“Em formato online e gratuito, mediante inscrição em www.uniservitate.org, o encontro vai juntar participantes de 15 línguas e 5 religiões, num espaço de partilha de experiências em torno de uma metodologia de ensino que procura colocar ao serviço de comunidades mais desfavorecidas, os conhecimentos adquiridos pelos alunos, nas universidades”, acrescenta o comunicado.

“Esta segunda edição do Simpósio Global, irá permitir refletir e debater sobre a missão das instituições de ensino superior, mas também como gerar novas formas de ensino, aprendizagem, investigação e ligação com a comunidade para a formação integral dos estudantes e a sua participação empenhada, fraterna e solidária para enfrentar os problemas do mundo de hoje”, refere María Rosa Tapia, coordenadora do Programa Uniservitate, em declarações enviadas à Agência ECCLESIA.

Para a reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, que é também uma das oradoras, “este simpósio é uma grande oportunidade para conhecer e aprofundar a dimensão espiritual que as experiências de aprendizagem-serviço trazem a quem nelas se envolve, suscitando uma ecologia integral dos saberes que permita formar as novas gerações.”

“O II Simpósio Global Uniservitate é desenvolvido em colaboração com a Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), de acordo com o Pacto Educativo Global lançado pelo Papa Francisco, com o objetivo de provocar uma transformação cultural profunda, integral e a longo prazo através da educação”, acrescenta o comunicado, lembrando que as inscrições podem ser feitas até 25 de Outubro em www.uniservitate.org

A Uniservitate é um “programa global para a promoção da Aprendizagem e Serviço Solidário nas Instituições de Ensino Superior Católicas”.

PR/LFS

Partilhar:
Share