Lisboa, 17 mai 2019 (Ecclesia) – O biblista dominicano, frei Francolino Gonçalves (1943-2017), vai ser homenageado num simpósio internacional que se realiza, de 20 a 22 deste mês, na cidade de Lisboa.

O simpósio que decorre em três locais diferentes – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (dia 20 de maio), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (dia 21), e o Convento Dominicano de São Domingos de Lisboa (dia 22) – serve para homenagear o trabalho de “um dos maiores teólogos portugueses de sempre, que inovou os estudos bíblicos”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Frei Francolino Gonçalves, um dos “mais influentes estudiosos do Antigo Testamento e, provavelmente, um dos maiores teólogos portugueses de sempre”, distinguiu-se na forma como ajudou “a formar gerações de estudantes na área da Teologia e afins”.

O simpósio conta com a participação de “duas dezenas de destacados investigadores portugueses e estrangeiros”, provenientes de 11 países, e destacam-se os nomes de Émile Puech, Frédéric Manns, Julio Trebolle Barrera, Thomas Thompson, Ingrid Hjelm ou Florentino García Martínez, lê-se no programa..

Frei Francolino Gonçalves (1943-2017) trabalhou durante mais de 40 anos na Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém, um dos centros de investigação “mais importantes do mundo, na área dos estudos bíblicos e na sua relação com a arqueologia”.

Colaborou também em programas de pós-graduação portugueses, primeiro em História Antiga e depois em História e Cultura das Religiões, na Universidade de Lisboa (Universidade de Lisboa), na Universidade Católica Portuguesa (UCP) e na Universidade Nova de Lisboa (UNL).

Editor da revista e da coleção de monografias Revue Biblique, Francolino Gonçalves deixou um “trabalho original sobre os dois conceitos de Yahweh que se encontram na Bíblia, surgidos em diferentes épocas do judaísmo”.

“Esse trabalho original influenciou os estudos bíblicos dos últimos anos e irá continuar a influenciar as gerações futuras durante várias décadas”, sublinha o comunicado.

LFS

Francolino Gonçalves – Programme

 

Partilhar:
Share