Quando:
19 Setembro, 2021@18:00
2021-09-19T18:00:00+01:00
2021-09-19T18:15:00+01:00

Foto Marina Parque das Nações; Parque das Canoas

Moita, 25 ago 2021 (Ecclesia) – O Apostolado do Mar da Paróquia da Moita, na Diocese de Setúbal, informa que vai ter como atos de iniciação uma celebração e bênção às 18h00, de 19 de setembro, no Parque das Canoas, no Gaio.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o Apostolado do Mar da Paróquia da Moita adianta que uma celebração da palavra e a bênção da imagem de São Telmo vão ser os atos de iniciação desta obra da Igreja Católica nesta paróquia sadina.

O Apostolado do Mar da Paróquia da Moita (A.M.P.M.) – Paróquia da Nossa Senhora da Boa Viagem -, explica que teve a sua origem no Beira Mar Náutica (Gaio), “devido à paixão pelo rio e pelas suas tradições ribeirinhas decidiram-se unir”, e abrange, neste momento “várias embarcações de diferentes localidades”.

“A localidade do Gaio com um grande polo histórico nas tradições náuticas do rio Tejo, onde existiu um grande estaleiro naval, foi escolhido para a realização da primeira Eucaristia do Apostolado do Mar da Paróquia da Moita”, contextualiza.

O Apostolado do Mar da Paróquia da Moita assinala que têm o objetivo de “organizar e dinamizar” vários encontros e eventos marítimos religiosos, e indica que tem como patrono o sacerdote católico castelhano Pedro Rodrigues Telmo (São Telmo – Frómista, 1190 — Tui, 14 de abril de 1246).

O ‘Apostolado do Mar’ (Stella Maris) existe em Portugal desde 1935, está presente nas praias portuguesas, com o seu espírito de dinamismo cristão traduzido na linguagem e na cultura do homem do mar, particularmente no setor da pesca.

Esta obra da Igreja Católica, a nível nacional, pertence à Comissão da Pastoral Social e Mobilidade Humana, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

O diretor nacional do Apostolado do Mar é Armando Jorge de Oliveira, membro do Stella Maris de Setúbal, que foi reconduzido nas funções pela CEP, por um período de três anos, em novembro de 2020.

A rede mundial da ‘Stella Maris’, ministério da Igreja Católica, foi fundada na cidade escocesa de Glasgow, em 1920, e contava com mais de mil capelães e voluntários no ano passado, quando celebrou o seu centenário.

Em 2020, a Santa Sé anunciou que o ministério para as pessoas que trabalham e vivem do mar passa a ter uma única denominação, ‘Stella Maris’ (Estrela do Mar), nome ligado à devoção à Virgem Maria.

O 25.º Congresso Mundial do Apostolado do Mar, adiado de 2020, está previsto para o próximo mês de outubro, de 3 a 8, também em Glasgow.

CB

Notícia atualizada a 10 setembro

Partilhar:
Share