Lisboa, 22 mar 2019 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal vai presidir à sessão de apresentação do Relatório sobre Liberdade Religiosa no Mundo, da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), este sábado, a partir das 21h00, na igreja da Nossa Senhora da Anunciada.

“As conclusões do relatório são um alerta para a situação em que se encontram milhares de pessoas em todo o mundo vítimas da intolerância, fanatismo religioso e terrorismo, mas também da violência exercida por grupos radicais, atores estatais e regimes autoritários”, afirma a AIS.

Na nota enviada à Agência ECCLESIA, a fundação pontifícia informa que para além da intervenção de D. José Ornelas também a diretora do secretariado português da Ajuda à Igreja que Sofre, Catarina Martins de Bettencourt, vai falar sobre liberdade religiosa.

O salão paroquial da igreja da Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal, vai receber, este sábado, a apresentação do mais recente relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, que é publicado de dois em dois anos, resultado do trabalho de uma extensa equipa que “monitorizou a informação” publicada nos Media, documentos constitucionais e legislação dos diversos países, como dados obtidos da Igreja e de outras instituições nos diversos continentes.

Segundo a AIS, o documento conclui que a situação das minorias religiosas “se deteriorou em quase metade dos países onde há violações significativas das liberdades” e em comparação com o relatório anterior, de 2016, “há mais países a sofrerem abusos sistemáticos quanto à prática de culto”.

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre está a fazer um périplo pelas dioceses portuguesa e a Igreja Católica em Setúbal vai receber o relatório depois de Lisboa, Porto, Leiria-Fátima e Évora.

O documento pode ser consultado em em www.religion-freedom-report.org e a sua versão impressa pode ser solicitado à AIS.

CB

Partilhar:
Share