Santarém, 01 abr 2019 (Ecclesia) – A jornada para os Bens Culturais da Igreja da Diocese de Santarém realiza-se a 06 de abril, na Paróquia de Vale de Figueira e tem como tema «Património local – Um tesouro por descobrir…».

Depois da sessão de abertura, o historiador Rui Mesquita Mendes faz, pelas 10h30, uma conferência sobre «Paróquia de São Domingos de Vale de Figueira (Santarém): resenha histórica e algumas notas sobre as suas capelas particulares» e, pelas 11h15, o historiador Ruy Ventura aborda o tema «D. Manuel de Portugal e frei Agostinho da Cruz – dois poetas em Vale de Figueira», refere o programa enviado à Agência ECCLESIA.

«Os retábulos da Igreja de São Domingos de Vale de Figueira» pelo investigador José João Loureiro e «O revestimento azulejar da Igreja de Vale de Figueira: entre a figuração e o ornamento» por Alexandra da Câmara são os temas das restantes reflexões até ao almoço.

De tarde far-se-á uma visita guiada à Igreja de Vale de Figueira e vão ser apresentadas duas obras: «A Igreja de São Domingos de Vale de Figueira, Santarém – História e Património» da autoria do padre Tiago Moita e o documento «Referentes Paroquiais para os Bens Culturais da Igreja», lê-se.

LFS

Partilhar:
Share