Faro, 18 fev 2020 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve preparou a campanha quaresmal ‘Subir ao Calvário para descobrir o Ressuscitado’, proposta pelo Sector da Catequese da Infância e Adolescência, enquanto o Secretariado da Pastoral Juvenil incentiva as paróquias a promoverem a ‘Quaresma Jovem’.

Em informação enviada à Agência ECCLESIA, o jornal ‘Folha do Domingo’ informa que a campanha ‘Subir ao Calvário para descobrir o Ressuscitado’ assenta em vários símbolos e as imagens vão sendo acrescentadas à do Monte Calvário, desde Quarta-feira de Cinzas, este ano a 26 de fevereiro, até ao Domingo de Páscoa, no dia 12 de abril.

O Sector da Catequese da Infância e Adolescência explica que quer “convidar toda a comunidade” a centrar-se no monte calvário, “que se vai preenchendo de forma pedagógica ao longo de toda a Quaresma, para se iluminar com a Luz do Ressuscitado na manhã de Páscoa”.

“Iniciando a visualização do monte em quarta-feira de Cinzas, iremos subindo o monte de forma muito objetiva, cada domingo, com uma imagem, sempre integrada nas leituras escutadas e com uma palavra que «ilumina» cada Domingo”, lê-se na introdução da campanha quaresmal.

Neste contexto, explicam que todas as semanas, a apresentação pode ser “imediatamente antes da Eucaristia, ou no momento do ato penitencial, substituindo-o, ou no momento pós-comunhão”, “coloca-se a imagem e a palavra, e lê-se o texto que o acompanha”.

“Liberdade, missão, ter sede, caminho, vida, abandono, aleluia” são expressões que vão ser colocadas em destaque na vivência semanal na comunidade paroquial.

Para o grupo de catequese, a campanha ‘Subir ao Calvário para descobrir o Ressuscitado’ sugere uma oração, que pode ser lida no final de cada sessão e por uma música, e há ainda uma “dinâmica para as famílias”, que também é constituída por uma oração que pode ser feita após o jantar e que inclui uma música para a Semana Santa.

O jornal diocesano informa que o Algarve conta com “cerca de 1000 catequistas ao serviço nas suas cerca de 80 paróquias” para a formação de cerca de “9000 crianças e adolescentes”.

Para o setor da juventude, o Secretariado da Pastoral Juvenil sugere o encontro ‘Quaresma Jovem’, uma atividade de preparação para a Páscoa, que propôs às paróquias, através das estruturas vicariais.

O encontro que pretende ser um momento de reflexão para os jovens vai ter lugar na primeira sexta-feira da Quaresma, no próximo dia 28, nas vigararias de Faro, Loulé e Portimão.

A ‘Quaresma Jovem’, que pretende ser um momento de reflexão para os jovens, realiza-se no próximo dia 28 deste mês nas vigararias de Faro, Loulé e Portimão.

O jornal ‘Folha do Domingo’ informa que os jovens das paróquias da vigararia de Loulé, encontram-se pelas 20h30, na Sé de Silves, nas vigararias de Faro e de Portimão, a ‘Quaresma Jovem’ começa às 21h00, respetivamente na igreja matriz de Olhão e em Alvor; Na Vigararia de Tavira o encontro vai decorrer em março, em data a anunciar.

A Quaresma é um período de 40 dias – excetuando os domingos –, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário dos cristãos.

CB

Partilhar:
Share