DR

Santarém, 14 ago 2020 (Ecclesia) – O padre Tiago Moita, pároco de Paróquia de Nossa Senhora da Luz da Póvoa de Santarém, lança, este sábado, um livro sobre a História e património da paróquia.

“A obra “A Igreja de Nossa Senhora da Luz da Póvoa de Santarém – História e Património” é lançado no próximo sábado, 15 de agosto, a partir das 18 horas, na sede da coletividade Sport Clube Povoense “Os Leões”, na Póvoa de Santarém”, informa o site da diocese.

A obra está dividida em três partes, sendo a primeira uma introdução histórica e uma contextualização geral focada nas origens da Póvoa de Santarém como povoado e na sua autonomização eclesiástica; a segunda parte consagrada ao estudo do edifício da igreja e a última parte constituída por um catálogo no qual se abordam algumas das obras de arte sacra mais representativas da Paróquia. 

“Integrada nas comemorações de Nossa Senhora da Luz, a apresentação desta obra, que tem prefácio de Maria Ângela Beirante, estará a cargo da pintora e historiadora Filomena Custódio”, acrescenta.

Também o bispo de Santarém, D. José Traquina, escreveu uma palavras na obra enaltecendo todo o trabalho feito pelo padre Tiago Moita.

“A história da Póvoa de Santarém não se conta sem o conhecimento da Igreja de Nossa Senhora da Luz. É este o grande contributo que nos oferece o padre Tiago Moita com a edição deste livro. Dá-nos o conhecimento histórico da comunidade humana que é a origem e a razão de existir da igreja. Foi construída porque houve pessoas que a promoveram e continua a existir porque existem pessoas que a preservam e dela cuidam. Eis o valor do bem comum de uma comunidade”, pode ler-se.

A publicação do livro pertence à Paróquia de Nossa Senhora da Luz da Póvoa de Santarém com o apoio mecenático da União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo de Póvoa de Santarém e da Caixa de Crédito Agrícola de Alcanhões e Pernes.

SN

Partilhar:
Share