Coimbra, 18 Fev 2020 (Ecclesia) – A obra «Santos, Heróis e Monstros – O claustro da abadia de Santa Maria de Celas» da autoria de Carla Varela Fernandes vai ser apresentada dia 22 deste mês, às 16h00, no Mosteiro de Celas, em Coimbra.

A obra, com a chancela das edições Colibri, vai ser apresentada por Ana Alcoforado, diretora do Museu Nacional de Machado de Castro, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A monografia em bilingue (Português/Inglês) vai ser também apresentada em Lisboa, dia 27 deste mês, às 18h00, na Livraria Ferin por António Filipe Pimentel, professor da Universidade de Coimbra e ex-diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, refere o comunicado.

O livro fala sobre santos, heróis e “até sobre seres monstruosos” e para isso, ao texto da autora juntam-se “muitas imagens” (fotografias e desenhos) para “desvendar a história e as várias histórias em torno de uma obra de arte excecional no panorama das construções medievais portuguesas”.

A abadia de Santa Maria de Celas, em Coimbra foi mandada construir pela princesa D. Sancha (filha de D. Sancho I) tem um claustro “que é caso único” porque “não há outro em Portugal que, através das figuras e cenas esculpidas nos seus muitos capitéis nos conte histórias”.

LFS

Partilhar:
Share