Lisboa, 14 out 2019 (Ecclesia) – O Instituto de São Tomás de Aquino (ISTA) e o Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa (CEHR-UCP) vão apresentar o catálogo da exposição “Dominicanos, Arte e Arquitectura Portuguesa: diálogos com a modernidade”.

A sessão de apresentação do livro vai decorrer no dia 17 de outubro, às 18h00, no Convento de São Domingos, em Lisboa, contando com intervenções de frei Bento Domingues, dominicano, e do padre João Norton, jesuíta.

A exposição «Dominicanos, Arte e Arquitetura Portuguesa: Diálogos com a modernidade» foi promovida no âmbito da celebração dos 800 anos da abertura do primeiro convento em Portugal da Ordem dos Pregadores (Dominicanos).

Patente ao público no Convento de São Domingos entre abril e junho de 2018 mostrou a  “o contributo da encomenda dominicana na renovação da arte sacra e arquitetura religiosa no século XX”, através de quatro obras desconhecidas do grande público.

Eduardo Raul da Silva Martins, Manuel da Silva Passos Júnior, Fernando Peres, Fernando Távora, Luiz Cunha, Diogo Lino Pimentel, José Fernando Gonçalves e Paulo Providência são os arquitetos evocados e o itinerário expositivo, que abrange igrejas e conventos localizados em Lisboa, Porto, Fátima, Ourém e Lisboa, e reuniu “pela primeira vez maquetas, desenhos, fotografias e obras de arte proveniente de diferentes arquivos e instituições”, lê-se na nota

Partilhar:
Share