Lisboa, 08 abr 2019 (Ecclesia) – O ensaio a «Religião na sociedade portuguesa» da autoria de antropólogo e teólogo Alfredo Teixeira vai ser apresentado, dia 11 de abril, às 18h30, na Galeria Fernando Pessoa no Centro Nacional de Cultura, em Lisboa.

A sessão com debate entre o autor do livro e frei Bento Domingues é moderada pelo jornalista António Marujo, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Como se caracterizam as identidades religiosas em Portugal? O que persistiu e o que mudou com as alterações das formas tradicionais de vivência crente e a emergência de novas paisagens religiosas?, estas e outras perguntas vão estar na mesa da reflexão.

O ensaio “não propõe um atlas de grupos religiosos em Portugal”, mas convida, antes, à “compreensão das atuais formas de crer e pertencer, a partir de três eixos de observação: destradicionalização, individualização, diversificação”, lê-se.

Apesar de “80% da população se autorrepresentar como católica”, a sociedade portuguesa caminha, “num ritmo próprio, para uma maior diversidade religiosa”.

LFS

Partilhar:
Share