Lisboa, 14 mar 2019 (Ecclesia) – A obra do cardeal Seán O’Malley «Procura-se amigos e lavadores de pés» vai ser apresentada, esta sexta-feira, às 14h30, em Fátima (Casa de Nossa Senhora das Dores), no encerramento do retiro dos bispos portugueses.

A obra do cardeal de Boston (EUA) com a chancela das Paulinas é prefaciada por D. José Tolentino de Mendonça que lembra que “quem ler este livro, não o vai esquecer!”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Uma afirmação que remete a um “conteúdo riquíssimo de reflexão teológica, de uma teologia intrinsecamente associada à atitude de humildade, característica da condição do orante e servidor, ou seja, daquele que, perante a Beleza de Deus, só pode acomodar-se «de joelhos» aos pés dos que serve”, acrescenta.

O cardeal Seán Patrick O’Malley nasceu em 1944, em Lakewood, Ohio, nos Estados Unidos da América, e cresceu na Pennsylvania, onde entrou num seminário franciscano. Aos 21 anos, professou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e, aos 26, foi ordenado padre.

Depois de tirar um mestrado em Educação Religiosa e um doutoramento em Literatura Lusa e Hispânica, na Catholic University of America, ensinou nessa Universidade e fundou o Centro Católico Hispano, em Washington DC, uma organização que oferece educação e ajuda médica e legal a imigrantes.

Desde a sua ordenação para o episcopado, a 2 de agosto de 1984, serviu como Bispo nas dioceses de São Tomás (Ilhas Virgens Norte-americanas), de Fall River (Massachusetts) e de Palm Beach (Florida).

O papa João Paulo II nomeou-o arcebispo de Boston, em julho de 2003 e o papa Bento XVI fê-lo cardeal, em 2006.

O Arcebispo de Boston é um dos conselheiros do Papa e preside à Comissão Pontifícia para a Proteção dos Menores.

LFS

Partilhar:
Share