Quando:
31 Julho, 2021_2 Agosto, 2021 todo o dia
2021-07-31T00:00:00+01:00
2021-08-03T00:00:00+01:00

Fátima, 29 jul 2021 (Ecclesia) – A Ordem Franciscana Secular (OFS) em Portugal vai realizar as jornadas de reflexão ‘Celebração dos 800 da Memoriale Propositi’, e um evento dedicado aos oito séculos da sua fundação, de 31 de julho a 2 de agosto, em Fátima.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a OFS Portugal contextualiza que estão a celebrar os 800 anos da sua primeira Regra ‘Memoriale Propositi’, de 1221, considerado o ano da sua fundação.

É neste contexto que a Ordem Franciscana Secular vai realizar as suas jornadas de reflexão, este sábado e domingo, dias 31 de julho e 1 de agosto, e um evento de celebração dos 800 anos da OFS, a 2 de agosto, em Fátima.

Do programa das jornadas de reflexão destaca-se a intervenção do ministro-geral da OFS, Tibor Kauser, que vai também apresentar a conferência ‘A OFS: uma Ordem no meio do mundo’, no domingo.

Ao longo dos dois dias vão ser apresentadas diversas conferências como ‘O movimento dos Penitentes – A origem da Terceira Ordem’, ‘Memoriale Propositi – Regra e Vida dos Franciscanos no Século’, os oito séculos de história da Terceira Ordem Franciscana e a sua relação com a Igreja.

Os participantes vão também assistir a duas mesas redondas, ‘A Terceira Ordem na atualidade – várias realidades, uma espiritualidade comum’ e ‘A OFS: ação e missão na sociedade’, e refletir sobre os ‘desafios do futuro’, com o reitor do Seminário de Coimbra, o padre Nuno Santos.

Na segunda-feira, 2 de agosto, a Ordem Franciscana Secular realiza um evento dedicado à celebração dos seus 800 anos, também em Fátima.

Do programa, entre as 10h00 e as 17h00, destaca-se uma sessão evocativa, às 11h00, no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral Paulo VI, a saudação a Nossa Senhora, às 15h00, na Capelinha das Aparições, seguida da celebração do Perdão de Assis, na Casa de São Francisco, sede da OFS.

A Ordem Franciscana Secular em Portugal informa que as jornadas de reflexão vão ser transmitidas online, no seu canal no Youtube e na página no Facebook.

A OFS é, na Igreja, uma Associação pública de fiéis com forma de vida, chamada Regra, e estatutos aprovados pela Santa Sé e articula-se em fraternidades, de âmbito local, regional, nacional e internacional, “sempre coordenadas e ligadas entre si de forma uníssono e fraternal”.

CB

Partilhar:
Share