Quando:
17 Outubro, 2021_24 Outubro, 2021 todo o dia
2021-10-17T00:00:00+01:00
2021-10-25T00:00:00+01:00

Comissão Episcopal do setor destaca que desafio da aliança educativa e da pedagogia sinodal «interessa grandemente aos educadores cristãos»

Foto: Lusa

Lisboa, 16 out 2021 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portugal começa este domingo a celebrar a Semana Nacional da Educação Cristã 2021, apontando a “novos caminhos” no setor, refere a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

“Porque o tempo que vivemos é sobretudo um tempo de esperança, de abertura ao futuro, na redescoberta da originalidade da missão e de novos caminhos para a realizar, não tenhamos medo de mergulhar no interior dos diferentes contextos em que vive a humanidade, de pensar e percorrer o caminho juntos”, lê-se na nota pastoral do organismo, enviada à Agência ECCLESIA.

A Semana Nacional  inclui diversas ações nos âmbitos de atuação da CEECDF.

O organismo episcopal destaca a importância de uma “aliança educativa para uma humanidade mais fraterna” e afirma que a necessidade de “unir e conjugar esforços” faz-se sentir de forma especial no campo educativo.

Este desafio da aliança educativa e da pedagogia sinodal interessa grandemente aos educadores cristãos. Em vez de cuidar apenas do seu grupo, precisam de ser promotores da ‘aldeia global’ integrando e conjugando a sua atividade com todas as forças envolvidas no processo educativo”.

Neste contexto, explica que a família, a escola, as associações desportivas e culturais, a catequese e atividades da paróquia, a Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), a escola católica e outras instituições precisam de “conhecer, apoiar e unir” os seus esforços a todas as outras.

“A pandemia fez vir ao de cima a interdependência e a urgência de colaboração de todas as componentes sociais. Precisamos de caminhar para um novo modelo cultural que realce a solidariedade, o valor da transcendência, a liberdade e dignidade de todas as pessoas e a fraternidade social”, salienta a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

Na nota pastoral ‘Sinodalidade, o caminho da Igreja no terceiro milénio’, a CEECDF explica os âmbitos da educação cristã que é “necessário cuidar”, nomeadamente na catequese, na disciplina de EMRC, que “ajuda a construir laços entre os diferentes implicados”, e Escolas Católicas, onde “todos os educadores são chamados a fazer caminho juntos”.

CB/OC

Partilhar:
Share