Foto Joana Bougard/Renascença

Porto, 14 mar 2019 (Ecclesia) – O novo auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, vai ser ordenado bispo no dia 31 de março, às 16h00, na Igreja da Trindade, Porto.

O novo bispo escolheu para lema episcopal as últimas palavras de Jesus na cruz, ‘In manus tuas’ (Nas tuas mãos), em homenagem a D. António Francisco, que o adotou também.

A celebração vai ser presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente; são coordenantes D. Manuel Linda, bispo do Porto, e D. José Domingo Ulloa, arcebispo do Panamá.

D. Américo Aguiar, presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença e diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, foi nomeado pelo Papa Francisco como auxiliar de Lisboa no dia 1 de março.

Natural da Diocese do Porto, D. Américo Aguiar nasceu a 12 de dezembro de 1973 e foi ordenado sacerdote em 2001; é presidente da Irmandade dos Clérigos desde 2011 e, desde 2016, presidente das empresas do Grupo Renascença Multimédia e diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.

O bispo auxiliar de Lisboa foi nomeado com o título simbólico de Dagno, diocese histórica na atual Albânia.

LFS/OC

Porto: Jantar solidário e vigília de oração assinalam ordenação episcopal de D. Américo Aguiar

Lisboa: Brasão episcopal de D. Américo Aguiar evoca figuras que marcaram o seu percurso sacerdotal

Igreja: Papa nomeou D. Américo Aguiar como bispo auxiliar de Lisboa (c/vídeo)

 

 

Partilhar:
Share