Foto Patriarcado de Lisboa

Porto, 30 mar 2019 (Ecclesia) – O Porto recebe hoje um jantar com pessoas em situação de sem-abrigo e vigília de oração, antecipando a ordenação de D. Américo Aguiar, auxiliar de Lisboa, que decorre no domingo.

O Centro Cultura e Desporto dos trabalhadores da Câmara Municipal do Porto está a organizar um jantar convívio de despedida a D. Américo Aguiar, com as pessoas sem-abrigo da cidade, a partir das 20h00.

A organização destaca que “o padre Américo sempre esteve presente nos jantares de solidariedade”, para além de colaborar na sua organização, e este é um “último ato público na Cidade do Porto”, como “expressão de solidariedade com pessoas necessitadas”.

Ainda este sábado, a Junta Regional do Porto do Corpo Nacional de Escutas – CNE, em parceria com os Secretariados Diocesanos da Pastoral Juvenil, da Universitária e das Vocações, dinamizam uma Vigília de Oração, a partir das 21h30, na igreja dos Clérigos.

A vigília vai ser presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda, com quatro testemunhos pessoais, e tem como tema ‘Os jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional’, a reflexão da mais recente assembleia do Sínodo dos Bispos, realizado em outubro de 2018.

D. Américo Aguiar, presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença e diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja Católica, foi nomeado pelo Papa Francisco como auxiliar de Lisboa, no dia 1 de março.

A ordenação episcopal vai celebrar-se na igreja da Trindade, este domingo, às 16h00.

O novo bispo escolheu para lema episcopal as últimas palavras de Jesus na cruz, ‘In manus tuas’ (Nas tuas mãos), em homenagem a D. António Francisco, que o adotou também.

A celebração vai ser presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente; são coordenantes D. Manuel Linda e D. José Domingo Ulloa, arcebispo do Panamá.

Natural da Diocese do Porto, D. Américo Aguiar nasceu a 12 de dezembro de 1973 e foi ordenado sacerdote em 2001; é presidente da Irmandade dos Clérigos desde 2011 e, desde 2016, presidente das empresas do Grupo Renascença Multimédia e diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.

O bispo foi nomeado com o título simbólico de Dagno, diocese histórica na atual Albânia.

CB/OC

Igreja: Papa nomeou D. Américo Aguiar como bispo auxiliar de Lisboa (c/vídeo)

Partilhar:
Share