Fátima, 05 jun 2019 (Ecclesia) – O Congresso Nacional da LOC-MTC (Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos) realiza-se nos dias 08 e 09 de junho em Fátima.

Esta atividade tem como tema central «Dignificar o Trabalho na Era Digital», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Desta atividade, destaca-se a avaliação à vida e ação do movimento dos últimos três anos através da apresentação dos relatórios de atividades e das contas do triénio anterior, a eleição dos novos coordenadores nacionais e a reflexão e aprovação das linhas de orientação para o próximo triénio.

O documento de Linhas de Orientação, com a temática “Dignificar o Trabalho na Era Digital” que será proposto para aprovação no Congresso, foi elaborado a partir das Revisões de Vida Operária dos grupos e melhorado, posteriormente, pelas propostas vindas dos militantes Locistas.

Este reflete o olhar atento e conhecedor de quem vive e sente as angustias e as esperanças nestes tempos difíceis com a desvalorização e destruição do trabalho humano, expressos na paralisação da contratação coletiva de trabalho, no elevado número de desempregados, nos empregos precários, na insegurança, nos baixos salários e pensões; no empobrecimento de grande parte da população e de muitos trabalhadores apesar de terem trabalho.

Haverá um espaço de aprofundamento deste documento, apresentado pelo Dr., Carlos Costa Gomes.

A LOC-MTC é um movimento especializado da Ação Católica que, pela vivência e pelo testemunho da mensagem cristã, no seio dos trabalhadores, se situa na dinâmica da vida operária, participando na caminhada solidária dos trabalhadores que buscam a justiça e a sua promoção coletiva, lê-se.

Este movimento está presente em várias dioceses portuguesas.

LFS

Partilhar:
Share