Fátima, 26 fev 2019 (Ecclesia) – A II jornada de comunicação social do Santuário de Fátima realiza-se a 29 de março, no Centro Pastoral de Paulo VI, e tem como tema #PlayFátima.

Na génese desta atividade – aberta a todos os que trabalham na área da comunicação – está a “era digital”, “onde a imagem vale tanto como as palavras”, afirma o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Esta II Jornada de Comunicação do Santuário de Fátima inserida no contexto do ano pastoral «Dar Graças por Peregrinar em Igreja» – “interpela para os desafios que se colocam hoje à comunicação nas redes sociais e aos instrumentos que são utilizados para melhorar e rentabilizar, de forma verdadeira e eficaz, a mensagem”, lê-se

A abertura está agendada para as 10h00, com a palavra inicial do padre Vitor Coutinho, vice-reitor do Santuário de Fátima, e da diretora do Gabinete de Comunicação, Carmo Rodeia.

No primeiro painel, Joana Martins (RTP) e Manuel Pestana Machado (Observador), vão refletir sobre a importância do vídeo nas redes sociais.

Clara Almeida Santos, da Universidade de Coimbra, falará sobre o StoryTelling digital.

No segundo painel, Nuno Patrício (RTP) e Tiago Lavado (BTV) vão abordar a articulação entre a linguagem do vídeo e a linguagem institucional.

No terceiro e último painel, Paulo Santos (Escutismo TV) faz uma reflexão acerca do modo como se pode comunicar o evangelho através da imagem.

No Santuário de Fátima vive-se uma “nova fase”, em que “é evidente a aposta no vídeo online, materializada já pelo streaming que diariamente é disponibilizado aos peregrinos com as celebrações na Capelinha das Aparições e também a oferta da missa diária do programa oficial, às 11h00”, salienta o comunicado.

LFS

Partilhar:
Share