Quando:
25 Maio, 2021@19:00
2021-05-25T19:00:00+01:00
2021-05-25T19:15:00+01:00

Fátima, 07 mai 2021 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Igreja Católica em Portugal, o Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) e a Brotéria vão apresentar o livro ‘O altar: Que lugar, que presença?’, do padre Carlos Pinto, às 19h00 de 25 de maio, em Lisboa.

A obra é resultado da tese de Mestrado Integrado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa sob a orientação do professor Paulo Fontes, diretor do CEHR.

“O presente trabalho procura trazer ao leitor a investigação feita sobre o lugar do Altar no espaço litúrgico e o seu papel na tradição Católica. A escolha vem na sequência da constatação de que muitas vezes é difícil reconhecer o verdadeiro sentido deste objeto”, informa o SNL sobre a nova publicação.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, o Secretariado Nacional de Liturgia acrescenta que o trabalho ‘O altar: Que lugar, que presença?’ “não almeja ser uma história do altar” ou uma súmula do que se disse ao longo dos séculos sobre o altar.

“A preocupação é a de aprofundarmos a reflexão sobre a sua função e lugar, muito provocada pelo contexto do Movimento Litúrgico”, acrescenta.

‘O Altar: Que lugar, que presença?’, que integra a coleção ‘Exsultet’ do SNL, é da autoria do padre Carlos Pinto, sacerdote do Patriarcado de Lisboa, ordenado a 28 de junho de 2009.

Carlos Pinto iniciou os estudos na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, em 2003; a sua formação académica passou também por um Curso Técnico Profissional de Desenho de Construção Civil, na Escola Profissional Gustavo Eiffel, e realizou a terceira edição do Curso de Especialização em Arquitetura de Igrejas, na Faculdade de Arquitetura de Lisboa, em 2013.

O novo livro vai ser apresentado por Paulo Fontes, num encontro com moderação do padre João Norton (Jesuíta), no Centro Cultural Brotéria, em Lisboa, e transmitido em direto no sítio online do Secretariado Nacional da Liturgia.

CB

Partilhar:
Share