Lisboa, 06 mai 2019 (Ecclesia) – A Capela do Rato vai homenagear a holandesa Etty Hillesum, às 18h00, a 18 de maio, numa sessão que antecede um congresso internacional dedicado à jovem de origem judaica, que faleceu em Auschwitz, no próximo dia 20, em Lisboa.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o capelão da Capela do Rato informa que o evento conta com uma preleção do diretor do Centro de Pesquisa Etty Hillesum – EHOC (Bélgica), o professor Klaas Smelik, e uma intervenção do arcebispo português D. José Tolentino Mendonça.

O encontro de homenagem a Etty Hillesum vai ter a “estreia absoluta” da peça musical ‘Ecos’, de João Madureira, e a leitura da obra da jovem holandesa pelos atores Luís Miguel Cintra e Maria Rueff.

A sessão, que começa às 18h00, do dia 18 de maio, é de entrada livre e do programa consta um momento de oração e também de “silêncio pelas vítimas do holocausto”, e o lançamento do livro/álbum fotográfico ‘Nos Passos de Etty Hillesum’, de Filipe Condado, cujo prefácio foi escrito por D. José Tolentino Mendonça, um projeto que nasceu de uma viagem/peregrinação à Holanda para conhecer a vida e a obra da jovem judia, organizada pela Capela do Rato em 2017.

Etty Hilessum de origem judaica faleceu no campo de concentração nazi de Auschwitz, na Polónia, antes de completar 30 anos; No Campo de Westerbork, que serviria de trânsito para o polaco, encontrou a confiança em Deus e para este local do leste da Holanda levou a Bíblia e ‘O livro das horas’ de Rainer Maria Rilke.

Dois dias depois, a 20 deste mês, o Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa, organiza o Congresso Internacional Etty Hillesum, entre as 09h00 e as 18h55.

Duas sessões da parte da manhã vão refletir sobre ‘Escrever contra: a palavra insurrecta’ e ‘A fragilidade de Deus’, com diversos oradores, depois da intervenção de abertura do professor Klaas Smelik.

De tarde, o congresso recomeça com a mesa redonda ‘Tradutores Refletem sobre Tradução. O Holocausto em tradução’, a partir das 14h30, há ainda a sessão ‘O coração pensante’, antes da sessão plenária final com a pesquisadora  Ria van den Brand.

CB/OC

Peregrinação nos passos de Etty Hillesum no programa de rádio «Ecclesia», da Igreja Católica na Antena 1 da RDP

 

Partilhar:
Share