Lisboa, 21 abr 2021 (Ecclesia) – A organização católica ‘Leigos para o Desenvolvimento’ (LD) vai promover a conferência ‘Voluntariado Missionário Hoje’, a partir das 15h00 do dia 24 de abril, no Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV), em Lisboa, com transmissão online.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, os ‘Leigos para o Desenvolvimento’ informam que a conferência vai ter como oradores o responsável da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, o padre Miguel Almeida, frei Júlio Candeeiro, da Associação Mosaiko – Instituto para a Cidadania (Angola), e o pároco de Barrancos, o padre Luiz Pessoa.

O tema ‘Voluntariado Missionário Hoje’ vai contar também com a participação da diretora da Rede de Voluntariado Missionário, Catarina António, e com os voluntários Miguel Viana (Missão País), Vera Correia (ONG Move), e Rita Marques (Leigos para o Desenvolvimento).

A organização não-governamental para o desenvolvimento adianta que a conferência pode ser acompanhada através do seu Canal Youtube ou de forma presencial, no Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV), em Lisboa, mas requer inscrição até 23 de abril.

Os Leigos para o Desenvolvimento celebraram “35 anos de vida”, no dia 11 de abril, e as comemorações começaram com uma Eucaristia, na igreja do Seminário da Luz, e a apresentação do documentário ‘Diários de um Quotidiano’, sobre o trabalho realizado com a comunidade do Monte da Caparica e do Pragal (Diocese de Setúbal), no auditório do Centro Cultural Franciscano.

A ONGD católica desenvolve a sua missão em Angola, São Tomé e Príncipe e Portugal, atua preferencialmente nas áreas da formação e educação, dinamização e organização comunitária, empreendedorismo e empregabilidade, capacitação de agentes locais, promoção do voluntariado e pastoral.

Segundo os Leigos para o Desenvolvimento, que prepararam um programa anual para as comemorações do 35º aniversário, beneficiam dos seus projetos “cerca de 50.000 pessoas/ano” e já partiram em missão cerca de 420 voluntários.

CB

Partilhar:
Share