Lisboa, 09 ago 2019 (Ecclesia) – A igreja da Conceição Velha, em Lisboa, vai receber a coleção ‘Pietá’, do pintor Santiago Belacqua, que pode ser visitada das 10h00 às 19h00, de 14 de agosto até 30 de setembro, e proporcionar concertos de órgão de tubos.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o artista bracarense explica que os quadros de inspiração Sacra pretendem homenagear a obra-prima ‘Pietá’ (Piedade) de Michelangelo (1475-1564, Itália).

Para além da coleção de Santiago Belacqua, “o primeiro artista português convidado a expor no Vaticano”, a igreja, “em pleno coração de Lisboa”, vai proporcionar aos visitantes assistirem a concertos no órgão de tubos do século XVIII, duas vezes por dia, no seu coro alto.

A nota de imprensa destaca que a igreja da Conceição Velha “chama a atenção” pela “imponente fachada de estilo manuelino”, um portal que é considerado um dos mais relevantes exemplos deste estilo equiparado ao do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém.

A igreja foi reabilitada recentemente, em 2013, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa anunciou o investimento de um milhão de euros para a sua recuperação, a formalização do projeto foi assinada a 29 de outubro.

Na altura foi divulgado que um baixo-relevo de Nossa Senhora da Misericórdia e a capela do Santíssimo Sacramento eram outros tesouros que iam ficar disponíveis depois do restauro do edifício onde a Misericórdia de Lisboa teve a primeira sede própria, antes do Terramoto de Lisboa, em 1755.

CB/OC

Partilhar:
Share