No programa da iniciativa de dia 26 de maio destacam-se 13 ateliers de formação nesta área pastoral

Foto: Pormenor do cartaz do Dia Diocesano da Liturgia, Patriarcado de Lisboa

Lisboa, 16 mai 2019 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa vai promover no dia 26 de maio o Dia Diocesano da Liturgia, na igreja da Boa Nova, no Estoril.

Na mensagem dedicada a este evento, publicada online, o cardeal-patriarca de Lisboa destaca um setor fundamental que ajuda a “compreender melhor e celebrar mais conscientemente todos os sinais sacramentais da presença do Senhor”.

D. Manuel Clemente espera que o Dia Diocesano da Liturgia seja uma “forte experiência” em comunidade, de vivência e de comunhão à volta desta temática.

O Dia Diocesano da Liturgia acontece numa altura em que o respetivo Departamento de Liturgia se tem desdobrado em ações de formação junto das paróquias da região.

De acordo com o cardeal-patriarca, “foram muitos os que nelas participaram com gosto e proveito”.

“De vários lados chegam pedidos para mais ações deste género”, que “certamente acontecerão”, sublinha D. Manuel Clemente.

A atividade na igreja da Boa Nova, no Estoril, tem início previsto para as 9h30 e contará com uma intervenção do cardeal-patriarca de Lisboa pelas 11h30.

Depois do período da manhã, o destaque vai para a promoção de 13 ateliers formativos, com vários temas, como o significado do Domingo, dos Sacramentos, a importância de cuidar dos espaços litúrgicos, e o serviço de visita aos doentes.

Na Eucaristia de encerramento Dia Diocesano da Liturgia, marcada para as 16h00, foram nomeados novos Ministros Extraordinários da Comunhão e Ministros Extraordinários das Exéquias.

JCP

Partilhar:
Share