Lisboa, 02 dez 2019 (Ecclesia) – A Paróquia de Alfragide, Lisboa, promove a celebração, na Igreja da Divina Misericórdia, dia 14 de dezembro, às 06h30, de uma «Missa do Parto», uma secular tradição da religiosidade popular e da cultura madeirense.

A iniciativa partiu dum grupo de católicos madeirenses, há seis anos, e foi acolhida pela comunidade paroquial e “vai já no seu quarto ano” e “tem vindo a contar com um número crescente de participantes”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As «Missas do Parto» invocam, nos nove dias que antecedem o Natal, o bom parto da Virgem Maria, que há-de dar à luz o Menino Jesus.

O facto de serem celebradas tão cedo, ainda antes do nascer do sol, ficava a dever-se a uma “preocupação prática de não interferir com o trabalho nos campos, que começava cedo, e ao simbolismo da preparação da celebração de Jesus que nasce para ser a Luz do mundo”, lê-se na nota

Estas celebrações são “muito participadas” com um “cunho muito próprio no que se refere, por exemplo, ao canto e à música”.

Além disso, no final da missa, ocorre tradicionalmente um momento de convívio com beberes e comeres quentes típicos da Madeira.

LFS

Partilhar:
Share