Organização propõe «um dia com uma família de acolhimento» como nas Jornadas Mundiais da Juventude

Leiria, 21 fev 2020 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima está a preparar a Festa da Juventude, com o lema ‘sente a vida’, com várias dinâmicas “ao estilo de um festival” para os dias 25 e 26 de julho, em Porto de Mós.

“Agora chegou a vez de serem os jovens os protagonistas da festa pelo que pretendemos encerrar em ambiente de festa estes dois anos que a diocese dedicou particularmente à pastoral juvenil e promover o encontro dos jovens da diocese, sem esquecer as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ 2022 Lisboa) que se aproximam”, assinala a equipa organizadora.

Na nota enviada à Agência ECCLESIA, a Diocese de Leiria-Fátima realça a realização da Festa da Juventude é um dos projetos do seu bispo, o cardeal D. António Marto.

Segundo o programa, os jovens podem fazer o check-in a partir das 09h00, de 25 de julho, e, durante o dia, podem escolher entre cerca de 20 workshops, como música, atividades radicais, desporto, oração, meditação, teatro, escape room, autoconhecimento, arte, em vários locais de Porto de Mós, e há também a possibilidade de “celebrar o sacramento da Reconciliação no Parque Verde”.

Ainda durante o primeiro dia estão previstos concertos de rua e “o grande momento musical” é o concerto da Banda Missio, também no Parque Verde, e o sábado termina com um concerto orante.

No domingo, dia 26 de julho, o bispo D. António Marto preside à Missa campal, no Jardim da Esplanada, depois segue-se um almoço convívio e a Festa da Juventude da Diocese de Leiria-Fátima termina com o ‘MC’Fest’, o festival da canção de mensagem cristã diocesano, com o anúncio do vencedor do festival.

A Câmara Municipal de Porto de Mós cedeu o pavilhão desportivo para os jovens inscritos pernoitarem, acompanhado por adultos responsáveis, e as refeições doo encontro vão ser confecionadas pelos pais do Agrupamento de Escuteiros local.

Segundo o comunicado, qualquer jovem com mais de 15 anos (nascido em 2005) pode inscrever-se e vão ser apresentadas propostas direcionadas para as várias faixas etárias, a inscrição tem um valor de dez euros (10€) onde recebem o “kit de participante”, com todas as refeições, acesso aos workshops e concertos e dormida no pavilhão desportivo, acompanhado por adultos responsáveis: “Está previsto abrir  as inscrições no final do mês de março.”

Festa da Juventude ‘Sente a vida’, de Leiria-Fátima conta também com momentos abertos para qualquer pessoa que queira participar, como “os concertos, alguns workshops, a Missa e o MC’Fest”.

A organização anuncia também “um dia com uma família de acolhimento”, desde as 10h00 de sexta-feira, dia 24, até à manhã de sábado, como “extra” uma ‘Pré-Festa da Juventude’  para os “jovens mais audazes e para as famílias mais generosas”, à semelhança das Jornadas Mundiais da Juventude, evento internacional que o Patriarcado de Lisboa vai receber em 2022, e envolver toda a Igreja Católica em Portugal, com o lema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’.

CB

Partilhar:
Share