Leiria, 14 fev 2019 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, vai presidir à sessão de apresentação do «Relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo», da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), que terá lugar na aula magna do seminário, às 21h00, dia 21 de fevereiro.

Além de D. António Marto, haverá intervenções da Catarina Bettencourt, diretora da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, em Portugal, e do padre Diamantino Antunes, missionário da Consolata em Moçambique, que falará sobre os mártires de Guiúa (23 catequistas e familiares que foram martirizados em 1992, na Diocese de Inhambane) e ainda sobre os ataques fundamentalistas no norte daquele país, na diocese de Pemba, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

O documento abrange o período de junho de 2016 a junho de 2018 e refere as violações e limitações à liberdade religiosa e as perseguições por motivos religiosos em países como a China, a Índia, vários do Médio Oriente, alguns de África e muitos outros.

A opressão e perseguição levam a que, na prática, as minorias religiosas vejam degradar-se as suas condições de vida, “por vezes até ao intolerável”, refere o relatório.

A sessão será coordenada por Fátima Sismeiro, presidente da Comissão diocesana Justiça e Paz.

LFS

Partilhar:
Share