Angra, Açores, 21 nov 2019 (Ecclesia) – A exposição «Ecce Homo – A devoção de um povo» promovida pelo Cabido da Sé de Angra (Ilha Terceira – Açores), com a colaboração do Seminário Episcopal e Museu da cidade vai ser inaugurada, às 18h00, dia 22 deste mês.

Esta atividade cultural serve para assinalar “os 60 anos da elevação da Igreja de Nossa Senhora da Esperança a Santuário Diocesano do Senhor Santo Cristo dos Milagres”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A exposição reúne “algumas capas do Senhor Santo Cristo, gravuras e outros objetos devocionais deste culto açoriano” e vai estar patente no Seminário Episcopal de Angra.

Entre as capas expostas o destaque vai para a capa oferecida por D. Maria de Áustria, mulher de D. João V (1706-1750), com o propósito da imagem ter uma capa feita do mesmo brocado de que era feito o manto real do seu esposo, como era desejo do monarca.

A exposição contempla ainda registos, muitos deles particulares, e gravuras do Senhor Santo Cristo, entre outras peças que pretendem mostrar as diversas manifestações de fé e religiosidade do povo açoriano ao Senhor Santo Cristo dos Milagres.

A exposição abrirá com uma conferência sobre esta manifestação de religiosidade popular por parte do reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo, cónego Adriano Borges.

LFS

Partilhar:
Share