Fátima, 25 abr 2019 (Ecclesia) – A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolhe hoje, a partir das 15h30, o XI Encontro de Coros Infantis, com a participação da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, os Jovens Cantores de Guimarães e o Coro Juvenil da Universidade de Lisboa.

Esta atividade está inserida no programa pastoral 2018-2019, com o tema «Dar graças por peregrinar em Igreja», e pretende “promover e valorizar a prática musical religiosa de crianças e jovens”, através de uma dinâmica de “intercâmbio e enriquecimento de experiências e conhecimentos, com outras formações corais, diferentes realidades e modelos de trabalho”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O concerto foi pensado pelas maestrinas dos coros participantes e visa “retratar e honrar a realidade do Santuário de Fátima e dos muitos peregrinos que rezam neste lugar”, refere.

Esta iniciativa foi concebida em forma de tríptico: Fé, Amor e Esperança.

A peça inicial – «Past Life Melodies» – inspirada no canto aborígene da Austrália, “é um hino à força da oração, da súplica, sem fronteiras geográficas ou de credos”, explicam as maestrinas.

O «Ave Maria de Pentecostes» seguido de «Regina Caeli», “espelha, em pleno Tempo Pascal, a universalidade da mensagem de Fátima e os sons orantes que ecoam diariamente no Santuário de Fátima”.

A segunda parte deste concerto é dedicada ao Amor e à ação que a ele conduz.

«Salve Regina» e «Nigra Sum» (peça escrita em 1943 para a Senhora de Montserrat) fazem a ligação à Virgem Maria e ao seu exemplo de plena dádiva de amor.

A terceira parte, dedicada à Esperança, inicia com «Balada de Outono», peça que remete para sentimentos de “tristeza, de desalento”. Neste momento os coros darão voz, em conjunto, o que acontece novamente na peça «Spring The Sweet Spring», de Esenvalds numa homenagem aos Santos Pastorinhos e ao amor que, em particular, São Francisco Marto nutria pela Natureza.

O concerto termina com «Ave de Fátima», cantado pelos coros e pelo público, num ato único de amor confiante e de louvor.

LFS

Partilhar:
Share