Lisboa, 31 Mar 2021 (Ecclesia) – A Rede de Arquivos de Instituições Religiosas (RAIR) vai ser apresentada, dia 15 e 16 de abril, numa sessão pública transmitida através da plataforma Zoom.

Os objetivos da rede consistem “na promoção do estudo, da preservação, da organização e da divulgação do património documental das instituições religiosas”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Religious Archives in Europe – Challenges, best practices and perspectives”; “Quando um ponto de chegada é um ponto de partida: reflexões sobre um percurso de estudo e defesa de arquivos de instituições religiosas”; “O apoio técnico da DGLAB a dinâmicas colaborativas e redes de arquivos” e “Arquivos de instituições religiosas em linha” são os temas refletidos nesta sessão.

No segundo dia realiza-se uma mesa-redonda sobre “Arquivos de instituições religiosas: práticas de organização e de difusão” com a participação de diversas entidades.

Com base em “diversificadas formas de parceria institucional, pretende-se incentivar a articulação entre as instituições religiosas, os seus arquivos e a investigação realizada na academia”.

LFS

Partilhar:
Share