D. Virgílio Antunes na Missa da Bênção das Pastas (arquivo 2018, foto Diocese de Coimbra)

Coimbra, 11 abr 2019 (Ecclesia) – O bispo de Coimbra vai lavar os pés a 12 estudantes universitários na Missa da Ceia do Senhor, de quinta-feira da Semana Santa, este ano dia 18 de abril, a partir das 21h00, na Sé Nova.

D. Virgílio Antunes centra a atenção nos estudantes universitários com o convite para a cerimónia do lava-pés depois de ter destinado o ofertório da renúncia quaresmal ao Fundo Solidário do Instituto Universitário Justiça e Paz que “tem como finalidade ajudar os estudantes pobres”.

“Quando as famílias não conseguem suportar e os outros se alheiam, a comunidade cristã não pode passar ao lado e deixar à beira do caminho e sem esperança os jovens que têm direito ao futuro”, escreveu na mensagem onde convidou a “uma verdadeira Quaresma”.

Em 2018, para o mesmo rito do lava-pés, D. Virgílio Antunes convidou 12 bombeiros das corporações da região como homenagem pelo trabalho realizado durante os incêndios que devastaram a região no ano anterior.

Este domingo, início da Semana Santa, o bispo de Coimbra preside à Bênção dos Ramos, às 10h00, na Praça 8 de maio, seguindo em procissão para a igreja de Santa Cruz, onde será celebrada a Eucaristia, no encerramento da Visita Pastoral a Santa Cruz.

Na manhã de Quinta-feira Santa, D. Virgílio Antunes preside à Missa Crismal com os padres da diocese, às 10h30, na Sé Nova, numa celebração com renovação das promessas sacerdotais, a consagração do óleo do Santo Crisma e a Bênção dos óleos dos catecúmenos e dos enfermos.

No dia seguinte, Sexta-Feira Santa, às 09h30, de manhã rezam o Ofício de Leituras e das Laudes, na Sé Velha e, às 15h00, tem lugar a celebração da Paixão do Senhor e Adoração da Cruz, na Sé Nova.

No dia 19, mas a partir das 21h00, os agrupamentos de escuteiros da cidade de Coimbra dinamizam uma Via Sacra, desde do Seminário até à Sé Nova.

O bispo de Coimbra preside à Vigília Pascal, onde vai batizar nove adultos, na noite de 20 de abril, a partir das 21h30, na Sé Nova.

No Domingo de Páscoa, D. Virgílio Antunes celebra a missa da Ressurreição às 11h15, na Sé Nova.

CB

Partilhar:
Share