Quando:
21 Novembro, 2021@14:30
2021-11-21T14:30:00+00:00
2021-11-21T14:45:00+00:00

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 16 Nov 2021 (Ecclesia) – Em Formello (Roma – Itália) vai realizar-se, este domingo, às 14h30, um jogo de futebol entre o World Rom Organization e o «Time do Papa – Fratelli Tutti» que pretende unir a paixão pelo futebol e a luta contra os preconceitos.

O Papa Francisco apoia a iniciativa e vai receber as duas equipas, dia 20 deste mês, no Vaticano, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O objetivo do jogo é angariar fundos para apoiar o projeto «Futebol ao invés de exclusão», promovido pela Diocese de Roma, para incentivar a inclusão dos Rom (etnia cigana) e das pessoas mais vulneráveis.

O evento, confiado ao Pontifício Conselho para a Cultura, foi proposto pela Organização Mundial dos Rom com sede em Zagreb (Croácia) e a organização vê o envolvimento de crianças e jovens por meio de um método que visa prevenir todas as formas de marginalização, com particular atenção às minorias e às pessoas com deficiência.

O «Time do Papa – Fratelli tutti» é formado pela Guarda Suíça, funcionários do Vaticano, filhos de funcionários, sacerdotes que prestam serviço na Secretaria de Estado, na Cúria Romana e na Pontifícia Academia Eclesiástica.

Para testemunhar o compromisso concreto com a inclusão e o próprio sentido do jogo, três jovens migrantes acolhidos pela Comunidade de Sant’Egidio vão jogar no “Time do Papa”, bem como um jovem com Síndrome de Down, que vive a experiência desportiva de Special Olympics.

LFS

Partilhar:
Share