Foto: Agência ECCLESIA/HM

Santarém, 04 ago 2020 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém comemora este mês o seu sexto aniversário, foi inaugurado dia 12 de setembro de 2014, e vai promover “três momentos especiais” para assinalar esta data e já hoje dinamiza uma observação astronómica noturna.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o Museu Diocesano de Santarém explica que a segunda iniciativa ‘Contemplar o Céu – Observação astronómica noturna’ esta sexta-feira é realizada no pátio interior e na Torre Medieval, entre as 21h00 e as 00h00, acompanhada de vídeo-projeção de software de astronomia.

Na “visita guiada ao céu”, “onde se identificam os objetos mais notáveis à vista desarmada”, vão ser observados diferentes tipos de objetos celestes como planetas, aglomerados estelares, estrelas duplas, nebulosas, galáxias e ainda identificados satélites artificiais.

As sessões de 40 minutos têm um número limitado de participantes e o evento está “condicionado as condições meteorológicas, sendo adiado caso a visibilidade esteja limitada” e o acesso à atividade é realizado através da bilhética de acesso ao museu que também vai poder ser visitado.

O segundo “momento especial” é uma oficina de figuras articuladas, “para crianças e não só”, entre as 15h00 e as 17h00 do dia 12 setembro, com os ilustradores Inês Machado e Tiago Guerreiro da Editora Triciclo.

Esta atividade pretende promover “a criatividade, o sentido artístico e a produção manual”, em torno de imaginários
diversificados, fornecendo instrumentos para “(re)aprender a brincar”: “As personagens do Museu, de Santarém (e do Ribatejo) serão o ponto de partida para os desenhos e recortes que depois vão ganhar vida na forma de anjos, touros, cavalos ou dançarinos de fandango”.

O acesso a esta atividade no dia em que o Museu Diocesano de Santarém comemora o sexto aniversário da sua inauguração é feito através de bilhética do museu e inclui visita ao museu e materiais.

O Museu Diocesano de Santarém termina as comemorações com um concerto de aniversário na catedral, com o AVE – Aeternum Vocal Ensemble – a partir das 16h00, no dia 20 de setembro.

O acesso ao concerto de aniversário na catedral de Santarém é livre mas com lugares limitados e a organização recomenda a reserva através do telefone (243304065), email (geral@museudiocesanodesantarem.pt) ou presencialmente na receção/loja do museu.

O Museu Diocesano de Santarém informa ainda que na Observação astronómica noturna desta sexta-feira e no concerto é obrigatório o uso de máscara, o distanciamento social, a desinfeção das mãos, “e restantes medidas de prevenção da Covid-19”.

CB

Partilhar:
Share