Funchal, Madeira, 18 jun 2019 (Ecclesia) – O bispo madeirense D. Estêvão de Alencastre vai ser tema de uma preleção, esta terça-feira, às 18h00, no Teatro Municipal Dias (Funchal – Ilha da Madeira).

Esta iniciativa está integrada no ciclo «Conferências do Teatro – Madeira de A a Z» e tem como oradora Susana Caldeira, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Para além da abordagem sobre o bispo madeirense que exerceu o seu múnus episcopal no Havai, Gregório Gouveia falará com o tema «Advocacia».

O Bispo do Hawai, como ficou conhecido D. Estevão de Alencastre, nasceu na Ilha do Porto Santo (Bairro da Vila) no dia 3 de Novembro de 1876 e foi com os pais, tal como milhares de madeirenses, para o Havai.

D. Estevão de Alencastre teve um papel relevante na história da congregação missionária dos Sagrados Corações de Jesus e Maria.

O seu episcopado ficou marcado pelo “aumento dos clérigos e de paróquias em todos os distritos havaianos, pela construção de novas igrejas e pela remodelação da Catedral de Nossa Senhora da Paz em Honolulu, e ainda pelo seu empenho na educação e formação católica dos jovens residentes em Havai, independentemente da nacionalidade ou descendência”, realça a nota.

LFS

Partilhar:
Share