Idanha-a-Nova, 11 abr 2019 (Ecclesia) – A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova promove um Curso livre sobre Religiosidade Popular, com o tema ‘ruralidade e piedade popular no nosso tempo, esta sexta-feira e sábado, que termina com um encontro de cantares Quaresmais e Pascais.

O município na Diocese de Portalegre-Castelo Branco informa que as palestras do curso vão ser “complementadas com a observação in loco de alguns rituais”.

‘Ruralidade e piedade popular no nosso tempo’ é o tema do encontro que conta com investigadores portugueses e espanhóis que vão aprofundar as tradições religiosas de Monsanto, Penha Garcia, São Miguel de Acha, Fátima e Extremadura (Espanha) e vai realizar-se no Fórum Cultural de Idanha-a-Nova.

A sessão de abertura do 6.º Curso livre sobre Religiosidade Popular conta com o presidente do município da Idanha-a-Nova e o coordenador do projeto ‘Mistérios da Páscoa em Idanha’, esta sexta-feira, pelas 17h00.

Este sábado, por exemplo, o teólogo Dominicano frei bento Domingues vai abordar o tema ‘piedade popular e Fátima: Rivais ou complementares’, a partir das 11h30.

O evento termina com o 12.º Encontro de Cantares Quaresmais e Pascais, a partir das 21h30, também no fórum cultural da vila raiana com diversas atuações: Grupo de Encomendação das Almas de Cunqueiros (Proença-a-Nova); Grupo de Encomendação das Almas do Ladoeiro (Idanha-a-Nova); Grupo de Encomendação das Almas de Aldeia de João Pires (Penamacor); e Grupo de Cantares “A Mensagem” da Cidade da Guarda.

Da tradição quaresmal e pascal em Idanha-a-Nova constam diversos momentos como: A Encomendação das Almas, o Ir a ver Nosso Senhor, o Terço cantado nas ruas pelos Homens, as Procissões “Corridas, Ladainhas, procissão dos Ramos.

O 6.º Curso de Religiosidade Popular é uma iniciativa que tem marcado a agenda dos Mistérios da Páscoa em Idanha e que vão estar em análise no programa ECCLESIA da próxima segunda-feira, 15 de abril, a partir das 15h00 na RTP.

CB

Partilhar:
Share