Quando:
10 Abril, 2021 todo o dia
2021-04-10T00:00:00+01:00
2021-04-11T00:00:00+01:00

Funchal, Madeira, 11 Mar 2021 (Ecclesia) – A Diocese do Funchal apresentou, esta terça-feira, o programa comemorativo dos 500 anos do voto a São Tiago Menor que tem celebrações litúrgicas, conferências, lançamento de livro e momentos musicais.

No dia 11 de junho de 1521 a Diocese do Funchal e a Câmara Municipal (Ilha da madeira) num “contexto de peste, decidiram escolher um santo padroeiro” que os “livrasse do mal e da peste” e a sorte recaiu sobre o Apóstolo São Tiago Menor, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Para comemorar esta data, a Diocese do Funchal fez um programa celebrativo que começa dia 10 de abril, às 11h00, na Sé, com uma eucaristia de abertura das comemorações presidida por D. Nuno Brás.

O calendário programado dá conhecer a história, serve para agradecer a intercessão e proteção do santo padroeiro, e é uma “ocasião pastoral propícia para renovar a fé, a esperança e a caridade, o dinamismo da vida cristã”.

O ciclo de conferências «500 Anos do Voto de São Tiago. Fé, história e arte» realiza-se na Igreja do Colégio, Funchal, às 19h30, e a primeira reflexão, dia 22 de abril, é sobre “O contexto da pandemia e o Voto a São Tiago. A relação entra a ciência e a fé” por D. Nuno Brás.

No dia 20 de maio, a conferência proferida por Nelson Veríssimo vai abordar o tema “Peste, castigo e misericórdia no Funchal quinhentista: São Tiago Menor, padroeiro e rogador a Deus pelo povo da cidade”.

O ciclo encerra a 03 de junho, à mesma hora e no mesmo local, com a intervenção de Martinho Mendes sobre “A iconografia de São Tiago Menor na Diocese do Funchal”.

No primeiro dia de maio realiza-se a procissão do voto da Igreja Paroquial de Santa Maria Maior até à Sé do Funchal onde D. Nuno Brás vai presidir, às 10h00, à Eucaristia.

Também no mês de maio, mas a 27, vai ser lançado o livro, na Igreja do Colégio, sobre o Voto de São Tiago.

A Sé do Funchal vai acolher, dia 11 de junho, às 21h00, o concerto das “Comemorações dos 500 Anos do Voto de São Tiago Menor”

Depois do acolhimento das relíquias de São Tiago, dia 16 de outubro, às 11h00, na Sé do Funchal, estas vão visitar os arciprestados desta diocese até 06 de novembro.

O programa contempla também a semana de São Tiago Menor nas paróquias da diocese, para isso foi feito um guião com temas sobre o padroeiro da Diocese do Funchal.

A apresentação do livro de D. Nuno Brás sobre São Tiago Menor e a apresentação do CD com o Hino a São Tiago Menor ainda não têm data marcada.

LFS

Partilhar:
Share