DR

Lisboa, 02 Jun 2020 (ECCLESIA) – Nas comemorações das festas de Santo António vai realizar-se em Lisboa, dia 09 deste mês, às 18h00, uma conferência sobre este santo nascido na capital portuguesa e falecido na cidade italiana de Pádua.

A conferência sobre Santo António vai ser proferida por Maria Adelina Amorim, anuncia o programa enviado à Agência ECCLESIA.

De 30 de maio a 12 de junho, na Igreja de Santo António (junto à Sé de Lisboa) há duas celebrações diárias – uma às 11h00 e outra às 17h00 –  onde o andor de Santo António está situado à porta da igreja, lê-se.

No dia 13 de junho, Dia de Santo António, haverá missas às 11h00 e 17h00 com Responsório de Santo António e bênção final com relíquia.

A missa da festa é às 12h00 e vai ser presidida por D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, com bênção à cidade de Lisboa, a Portugal e ao Mundo com Relíquia de Santo António.

Aos cristãos que não podem deslocar-se à Igreja de Santo António, podem solicitar o envio do Pão de Santo António através do email: stoantoniolisboa@gmail.com e podem acompanhar a transmissão em direto das celebrações no canal: www.pscp.tv/stoantoniolisboa.

Fernando Martins de Bulhões nasceu, em Lisboa, por volta de 1195. Depois de ter recebido a primeira instrução junto à Sé, aos 15 anos, entra no Mosteiro de São Vicente de Fora, onde prossegue a sua formação. Pouco tempo depois, ingressa no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, onde completa a sua formação e é ordenado sacerdote, aos 25 anos.

Em fevereiro de 1220, chegam ao Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, as relíquias dos cinco missionários franciscanos que tinham sido martirizados, em Marrocos. Fernando, cativado pela sua coragem, simplicidade e fé, em confronto com a mediocridade da sua vida, decide juntar-se aos franciscanos e partir para as missões. Troca o mosteiro de Santa Cruz pelo pobre ermitério de Santo Antão dos Olivais, muda de nome e assume o de António e, depois de um breve tempo, parte para Marrocos na senda dos cinco primeiros Mártires franciscanos.

LFS

Partilhar:
Share