Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 28 set 2020 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal, D. José Ornelas, vai presidir à peregrinação aniversária ao Santuário de Fátima nos dias 12 e 13 de outubro.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o santuário nacional informa que o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, foi convidado por causa da “conjuntura mundial” causada pela pandemia da Covid-19.

A instituição tinha prevista a presença do arcebispo do Panamá, D. José Domingo Ulloa, que justificou a impossibilidade da sua presença em Fátima com os constrangimentos das medidas de controlo da pandemia que o seu país implementou.

As celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de outubro vão ter interpretação em língua gestual portuguesa (LGP), nas transmissões em direto pelos canais do santuário – Youtube e Facebook.

O santuário contextualiza que, em 1917, “estiveram entre 50 a 70 mil peregrinos” na Cova da Iria, a 13 de outubro, na sexta e última aparição aos três Pastorinhos, na qual se anunciou “o fim da guerra, deixando apelos à conversão, à reparação e à oração do Rosário”; nesta data aconteceu o chamado “milagre do sol”.

“Há cem anos Maria, quando se apresentou aos Pastorinhos, fê-lo numa época difícil, num contexto de pandemia, que até vitimou dois deles. Hoje, Maria continua a revelar-se novamente como modelo”, disse recentemente D. José Ornelas ao Santuário de Fátima, no podcast ‘#FátimanoséculoXXI’ de julho.

CB/OC

Partilhar:
Share