Fátima, 23 jul 2019 (Ecclesia) – Para comemorar os 175 anos do Apostolado da Oração (AO) realiza-se, em Fátima, dias 19 e 20 de outubro, um colóquio sobre o Coração de Jesus e a peregrinação nacional àquele santuário mariano.

As iniciativas são organizadas, conjuntamente, pela Conferência Episcopal Portuguesa, Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal (Apostolado da Oração) e Santuário de Fátima, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O colóquio, que se realiza no Centro Pastoral de Paulo VI, conta com intervenções de D. José Ornelas, bispo de Setúbal e antigo Superior-Geral da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos); padre Manuel Morujão, sj, superior da Comunidade da Faculdade de Filosofia e do Apostolado da Oração, em Braga; padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima; Sérgio Filipe Ribeiro Pinto, professor da Universidade Católica Portuguesa, e o padre José Frazão, sj, Provincial da Companhia de Jesus em Portugal, refere o programa.

No dia 20 de outubro, Dia Mundial das Missões, acontece a Peregrinação Nacional Comemorativa dos 175 anos do AO e a Peregrinação Nacional de encerramento do Ano Missionário ao Santuário de Fátima.

O colóquio e peregrinação destinam-se a membros do Apostolado da Oração; sacerdotes, diáconos, seminaristas e agentes pastorais; Congregações religiosas e Institutos de vida consagrada que vivem a espiritualidade do Coração de Jesus; a todos os interessados em conhecer e aprofundar a espiritualidade do Coração de Jesus; Congregações religiosas ad gentes e movimentos apostólicos a elas associados e a todas as dioceses empenhadas na dinamização do Ano Missionário, convocado pela Conferência Episcopal Portuguesa.

As comemorações dos 175 anos do AO iniciaram-se em outubro de 2018, com um conjunto de Encontros de Formação para Responsáveis do Apostolado da Oração e de Retiros em Silêncio, centrados na espiritualidade do Coração de Jesus.

Um dos pontos altos das comemorações foi a peregrinação internacional a Roma, de 26 a 30 de junho de 2019, que inclui uma audiência com o Papa Francisco.

LFS

Partilhar:
Share