Quando:
25 Julho, 2021 todo o dia
2021-07-25T00:00:00+01:00
2021-07-26T00:00:00+01:00

Santiago de Compostela, 04 Jan 2021 – A abertura da Porta Santa na Catedral de Santiago de Compostela, Espanha, no dia 31 de dezembro, deu início ao Ano Santo Jacobeu de 2021.

Após a celebração foi projetado, na escadaria da Praça Quintana, naquela localidade da região da Galiza, um vídeo de boas-vindas ao Ano Santo de 2021, nos ecrãs no exterior da catedral, e ainda interpretada a ‘Muiñeira de Chantada’, uma música tradicional galega, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O ano santo de Compostela, ano jacobeu ou jubilar, é celebrado desde o século XII, quando o dia 25 de Julho, festa de São Tiago, coincide com um domingo.

O Papa Francisco enviou uma mensagem para este ano jubilar onde faz o convite “para um caminho de conversão e de solidariedade com os próprios companheiros de viagem”.

Para o Arcebispo de Santiago de Compostela, D. Julián Barrio Barrio, realça o “ano de graça e de perdão” a todos aqueles que desejam participar.

Por ocasião da abertura da Porta Santa, D. Julián recebeu uma mensagem do Papa Francisco, que expressa “carinho e proximidade a todos aqueles que participam neste momento de graça para toda a Igreja e, em particular, para a Igreja na Espanha e na Europa”.

Seguindo os passos do Apóstolo São Tiago, escreveu o Papa argentino “deixamos o nosso eu, aquelas certezas às quais nos agarramos, mas com um objetivo claro em mente, não somos seres errantes, sempre girando em torno de nós mesmos sem chegar a lugar algum”.

Para se colocar em caminho, devemos “desligar-nos das coisas que nos pesam” e depois, na vida, não caminhamos sozinhos” mas “confiar nos nossos companheiros sem suspeitas e desconfianças”

No final da viagem, escreve o Papa, “nos encontraremos com uma mochila vazia”, mas com “um coração cheio de experiências forjadas em contraste e em harmonia com a vida de nossos outros irmãos e irmãs que vêm de diferentes contextos existenciais e culturais”.

LFS

Partilhar:
Share