Iniciativa começa este domingo com a «oração comum pela terra e pela humanidade»
Cidade do Vaticano, 24 mai 2020 (ECCLESIA) – O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé) promove, a partir de hoje um ano especial dedicado à encíclica «Laudato si».
Este domingo realiza-se uma “oração comum pela terra e pela humanidade” e durante um ano a entidade organizadora promove “vários encontros sobre o tema da ecologia integral”,informa o portal Vatican News.
O ano especial conclui-se em 2021 e tem como objetivo principal “propor um compromisso público comum com a sustentabilidade total a ser alcançada em sete anos”.
“Estão envolvidas as famílias, dioceses, ordens religiosas, universidades, escolas, unidades de saúde e o mundo dos negócios, com especial atenção às empresas agrícolas”, sublinha.
A ecologia integral deve tornar-se “um novo paradigma da justiça” porque a natureza não é uma “mera moldura” da vida humana: este é o coração da segunda Encíclica do Papa Francisco, ‘Laudato si’, sobre o cuidado da Casa comum.
Assinada pelo Papa Francisco a 24 de maio de 2015, Solenidade de Pentecostes, e divulgada em 18 de junho do mesmo ano, o documento está no centro, até o próximo domingo, da “Semana” especial que comemora seu quinto aniversário.
Dividida em seis capítulos, a encíclica, que leva o título da invocação de São Francisco de Assis no “Cântico das criaturas”, reúne, na “ótica da colegialidade, várias reflexões das conferências episcopais do mundo e conclui com duas orações, uma inter-religiosa e uma cristã, pela proteção da criação.
LFS
Uma ecologia integral exige que se dedique algum tempo para recuperar a harmonia serena com a criação, reflectir sobre o nosso estilo de vida e os nossos ideais, contemplar o Criador, que vive entre nós e naquilo que nos rodeia. #LaudatoSi5
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) May 24, 2020