Mosteiro de S. Miguel de Refojos, Cabeceiras de Basto; Foto D.R

Porto, 30 mai 2019 (Ecclesia) – A Torre dos Clérigos, no Porto, e o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, em Cabeceiras de Basto, vão receber o ciclo musical ‘Sons do Silêncio, a Música e o Barroco’, nos dias 2 de junho e 7 e 21 de julho.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto informa que o ciclo musical conta com concertos pedagógicos e comentados por Pedro Sousa Silva, Ricardo Leitão Pedro e Dimitris Andrikopoulos.

A Torre dos Clérigos, na cidade do Porto, recebe o primeiro concerto do ciclo ‘Sons do Silêncio’, com Pedro Alexandre Sousa e Silva e Ricardo Leitão Pedro, às 18h00 deste domingo, de 2 de junho.

O Mosteiro de S. Miguel de Refojos, em Cabeceiras de Basto, recebe os dois concertos seguintes, primeiro ‘Sete obras, sete flautas, um flautista’, com Pedro Sousa Silva e Dimitris Andrikopoulos, a partir das 17h30, de 7 de julho.

Depois, no dia 21 julho, o monumento beneditino recebe Pedro Alexandre Sousa e Silva e Ricardo Leitão Pedro para um concerto pedagógico comentado, às 18h30.

“A música barroca é toda a música ocidental correlacionada com a época cultural homónima na Europa, que vai desde o surgimento da ópera por Cláudio Monteverdi no século XVII, até a morte de Johann Sebastian Bach, em 1750”, contextualiza.

O ciclo musical ‘Sons do Silêncio, a Música e o Barroco’ faz parte do programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’.

“A música, no Barroco, expandiu em tamanho, variedade e complexidade de performance instrumental da época, além de também estabelecer inúmeras formas musicais novas. Inúmeros termos e conceitos deste Período ainda são usados até hoje”, explica a organização.

O programa ‘Mosteiro de Emoções’, até julho integra 23 atividades para “um público diversificado”, desenvolve-se em três eixos temáticos – “Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/Sabores e Saúde e Bem-Estar” – com “iniciativas culturais e artísticas diversas” e formatos, como exposições, concertos, concursos, mostras, festivais, provas e degustações, workshops.

CB

Partilhar:
Share