Lisboa, 02 mar 2021 (Ecclesia) – A Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC) inicia hoje uma Semana Vocacional, a nível internacional, integrada na celebração dos 150 anos de fundação da congregação.

De origem portuguesa, a CONFHIC está hoje em 16 países e foi fundada pela beata Maria Clara do Menino Jesus e Padre Raimundo dos Anjos Beirão a partir do lema da hospitalidade “Fazer o bem onde houver o bem a fazer”, indica um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Fundada em 1871, a CONFHIC está a celebrar 150 de existência ao longo de um Ano Jubilar, que iniciou no dia 3 de maio de 2020 e vai terminar no mesmo dia deste ano de 2021.

Apesar da Covid não ter permitido “a realização de alguns eventos sonhados”, as equipas a nível internacional promoveram eventos online, que estão publicados na página da internet da congregação, em www.confhic.com, e no respetivo canal no YouTube.

A Semana Vocacional começa no dia de aniversário de ordenação sacerdotal do padre Beirão, 2 de março, e termina no dia seu aniversário natalício, 8 de março, e propõe a oração do Rosário destacando a “figura de um santo que está na essência da sua espiritualidade, como referências vocacionais: Maria de Nazaré, José de Belém, Francisco de Assis, Clara de Assis, Isabel da Hungria, Libânia de Lisboa e Raimundo de Lisboa”.

“Um momento orante  intercultural como forma dos jovens e amigos estarem  unidos à oração que eleva a Congregação  ao Deus que chama num tempo inédito que  precisa de corações generosos e livres para O seguirem para onde quer que Ele indique”, refere o comunicado da CONFHIC.

A CONFHIC refere a celebração do ano jubilar está a ser “vivido num tempo único mas muito próximo aos tempos que viveram os Fundadores  no século XIX, em Lisboa, onde grassavam  as epidemias que os levaram a acolher  crianças e idosos mais vulneráveis, nas bermas das ruas da cidade e a desejarem ter uma casa grande para a todos acolher”.

“150 Anos a Iluminar e a Aquecer” é o lema para assinalar os 150 anos de fundação da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição e o título do hino das várias celebrações.

PR

Partilhar:
Share