Coimbra, 18 Fev 2020 (Ecclesia) – Nesta terça-feira, 18 de fevereiro, a Igreja de Santa Cruz, em Coimbra, celebra a festa litúrgica do fundador do mosteiro e primeiro santo português, São Teotónio.

Durante todo o dia está exposta a relíquia do padroeiro secundário da Diocese de Coimbra para a veneração dos fiéis e após a celebração da Eucaristia das 17h30, presidida por D. Virgílio Antunes, realiza-se à porta da Igreja de Santa Cruz, uma «Serenata a São Teotónio» com fado e música de Coimbra, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

São Teotónio nasceu em Ganfei (Valença do Minho) aproximadamente no ano 1082 e foi educado “piedosamente desde a infância”.

Quando D. Crescónio, seu tio, foi nomeado bispo de Coimbra, levou-o consigo para esta cidade e confiou ao arcediago D. Telo a sua formação nas disciplinas eclesiásticas.

Depois de ordenado sacerdote foi nomeado prior da Igreja da Sé de Viseu.

Fez duas peregrinações à Terra Santa e no regresso da segunda peregrinação, insistentemente convidado por D. Telo e outros dez homens de grande virtude, fundou com eles o mosteiro da Santa Cruz em Coimbra, de que foi membro eminente e muito admirado, nomeadamente por São Bernardo de Claraval.

Morreu em 18 de Fevereiro de 1162.

LFS

Partilhar:
Share